A Exame Informática visitou a Fundação Champalimaud, visando observar como o Cirurgião Português, Dr. Pedro Gouveia, está a desenvolver uma técnica que permite diminuir os efeitos secundários e melhorar a precisão nas cirurgias de cancro de mama, recorrendo ao 3D scanner Go!SCAN 3D.
Toda a ajuda é bem vinda quando se trata de combater o cancro e, na Fundação Champalimaud, é clara a aposta na tecnologia!
Na grande maioria dos casos, o tratamento de cancro passa pela cirurgia e os métodos tradicionais existentes, que visam a marcação da área a remover, causam dor e incómodo às pacientes, além de não garantirem uma total precisão.
O cirurgião Dr. Pedro Gouveia desenvolveu uma Solução pioneira e inovadora recorrendo ao 3D scanning, de seu nome Breast 4.0!
E a explicação é a seguinte: Quando o cirurgião vai remover um tumor, tem de ter um método de localização desse mesmo tumor para que o possa remover, pois se este não é palpável, é necessário que exista esse método de localização. O que acontece é que, actualmente, todos estes métodos de localização são invasivos, motivo pelo qual a Fundação Champalimaud utiliza uma metodologia recorrendo ao 3D.
Através do 3D scanner, é criado um modelo tridimensional da paciente que permite ver o seu corpo com o tumor incluído e, posteriormente, de uma forma simples, é feito o upload do modelo 3D para os óculos de realidade aumentada, que vai permitir ao cirurgião, com os óculos na cabeça, visualizar a doente e visualizar o tumor dentro do corpo da doente.
A combinação da informação obtida com a ressonância magnética, associada ao Scanner 3D do corpo da paciente, nunca antes tinha sido tentada, pelo que a tecnologia Breast 4.0, inventada pelo Dr. Pedro Gouveia, foi validada e descrita num artigo científico, antes de ser aplicada num caso real.
No início deste ano, esta metodologia foi testada numa paciente e o resultado foi um sucesso!
O modelo digital da mama onde é visível a dimensão e o contorno do tumor, permite localiza-lo de forma instantânea. Como o rastreio possibilita detectar o cancro de uma forma cada vez mais precoce, faz com que sejam detectados tumores cada vez mais pequenos, o que torna ainda mais relevante a aplicação deste sistema muito preciso e que não causa dano.
A dia 18 de Novembro de 2020, o Projecto do Dr. Pedro Gouveia em colaboração com o Inesc Tec – 𝐁𝐑𝐄𝐀𝐒𝐓 𝟒.𝟎 – ganhou um prémio na Categoria Inovação dos “Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuído pela Exame Informática.
Fonte: