
O Les Ateliers Paul Bracq criou um novo projecto (2013 a 2020), cujo objectivo passou por restaurar automóveis lendários, tal como o clássico Mercedes Pagoda, que deixou de ser produzido em 1963 mas que, em 2013, veio a tornar-se na versão coupé com parte traseira.
Além da restauração do Mercedes, o projecto teve como objectivo estender o Mercedes Pagoda, tendo primeiro de o cortar ao meio (atrás das portas) e realinhar toda a sua estrutura, entre muitos outros processos. Para ajudar nestes aspectos e para auxiliar na criação de novas peças, foi usado o com Scanner 3D Skyline Eyes, nomeadamente para:
- Fazer 3D Scanning para engenharia inversa das peças antigas e sem CAD
- Digitalizar protótipos ao modificar e criar novas peças
- Digitalizar para impressão 3D visando duplicar as peças existentes
Graças à tecnologia e pelo facto de o Braço de Medição ser ultra preciso, esta tarefa foi altamente facilitada, uma vez que permitiu concluir o processo com rapidez e com atenção aos mínimos detalhes.
Durante a digitalização, o Software Geomagic criou uma malha poligonal em tempo real, reposicionou, limpou a superfície, preencheu orifícios, etc.
Depois de a malha do Clássico já estar tratada, iniciou-se o processo de engenharia inversa de todo o automóvel e as superfícies foram projectadas utilizando o Software de Modelação 3D, sendo os CAD usados para fabricar novas peças.
O Scanning 3D do Mercedes Pagoda fez parte de um projecto de conservação ambicioso, juntamente com o arquivo da documentação técnica original deste clássico.
Boris Bracq, fundador da Ateliers Paul Bracq, citou: “Com esta restauração procurámos a perfeição, reunimos o melhor das tecnologias digitais modernas, recorrendo às habilidades manuais tradicionais”.