Na cidade de Gaza, na Palestina, estão a ser criadas máscaras individuais e personalizáveis dos rostos dos pacientes vítimas de queimaduras.
Mas como se processa?
Recorrendo a um 3D Scanner, os Médicos Sem Fronteiras estão a digitalizar rostos de pacientes vítimas de queimaduras para que, em seguida, sejam impressas máscaras personalizadas em 3D, sendo as mesma perfeitamente encaixadas aos rostos dos pacientes.
Estas máscaras são transparentes, compactas e visam ajudar a suavizar os tecidos e a prevenir cicatrizes, auxiliando na preparação dos pacientes nas cirurgias reconstrutivas a que serão sujeitos.
No passado, estas pessoas tinham de viajar para a Jordânia devido a esta questão, mas a pandemia tornou estas viagens muito pouco viáveis. Uma empresa de Gaza criou já 23 máscaras nos últimos 8 meses em colaboração com Médicos Sem Fronteiras e, actualmente, o povo Palestino pode ter acesso a máscaras impressas localmente.
Após experimentar, os pacientes afirmam que estas máscaras são confortáveis e que os ajudam nas suas tarefas normais do dia-a-dia, tais como fazer umas simples compras.
Muitas vezes o Scanning e a impressão 3D fazem a diferença na vida das pessoas e isso, deverá sempre ser partilhado.
O vídeo abaixo poderá conter imagens sensíveis