parceiro s4metro - metrologia industrial
aukom - formação metrologia - software inspecção dimensional - programação offline - metrologia industrial - controlo e inspecção dimensional - s4metro

A S4Metro é a única empresa, em território nacional, devidamente acreditada e certificada pela AUKOM a dar Formação de Metrologia Industrial.

No decorrer de três anos de um projecto de investigação (1998-2001) da Associação de Investigação da Qualidade (FQS), financiado pelo Ministério Alemão do Trabalho e Economia, em cooperação com os fabricantes mais importantes e alguns dos utilizadores mais experientes da faculdade de ciências da Universidade de Erlangen-Nurnberg, foi desenvolvido um novo conceito de Formação de Metrologia por Coordenadas para Técnicos de Metrologia Industrial.

Os resultados de medição podem ser comparados globalmente, isto para que seja possível uma redução nos custos, minimizando os desperdícios e permitindo a tomada de decisões efectivas. Atingir este objectivo requer uma comunicação bem-sucedida entre todos os colaboradores envolvidos na obtenção dos resultados de medição, bem como uma boa base de comunicação e de partilha de conhecimento.

Formação AUKOM Nível I, II e III

O público-alvo destes três níveis de formação são técnicos de metrologia industrial / especialistas em áreas da metrologia de produção.

Ao frequentar esta formação, o objectivo final é que tanto os principiantes como os experientes na área, adquiram conhecimentos básicos de metrologia, para que seja possível comunicarem entre si a mesma linguagem, usando os termos técnicos correctos e evitando, desta forma, que ocorram erros graves a nível laboral, pelo facto de os diferentes departamentos comunicarem de forma diferente.

Nos Níveis I e II, a abordagem didáctica abrange os últimos conhecimentos no que toca à tolerância dimensional, bases de programação, planeamento do processo de medição, tecnologia de máquina e sensores.

Já no Nível III, a abordagem didáctica assenta na aprendizagem de transmissão de conhecimentos relativos à medição, baseado na função de produção, filtragem, tomografia computorizada, gestão da qualidade e gestão do espaço de medição, bem como na consolidação de conhecimento de termos mais básicos.

A avançada compreensão dos trabalhos de medição e parâmetros de influência permite, aos especialistas de metrologia, reduzir as incertezas de medição e, desta forma, gerar resultados mais confiáveis e fáceis de comparar.

Os três níveis de curso têm a duração de 5 a 8 dias, sendo obrigatório que tenha o nível anterior concluído para que se possa submeter ao exame do nível seguinte. Caso o exame seja concluído com sucesso, é-lhe atribuído o certificado que comprova que o nível foi concluído com sucesso, tendo o mesmo validade internacional.

 

Conteúdo Programático